O exame toxicológico é um exame laboratorial que tem como objetivo verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância tóxica ou droga nos últimos 90 ou 180 dias.
Além disso, o exame é obrigatório desde 2016 para as pessoas que irão renovar ou tirar a carteira de habilitação nas categorias C, D e E, que correspondem às categorias de transporte de cargas, transporte de passageiros e condução de veículos com duas unidades, respectivamente.
Vale ressaltar, que o exame toxicológico não está incluído o teste para consumo de bebidas alcoólicas, não havendo problema de se realizar o exame 1 dia depois de beber uma cerveja, por exemplo. Pelo fato de não estar incluído no exame toxicológico, mas algumas empresas podem optar por além de solicitarem o exame toxicológico, solicitar o exame para detectar a quantidade de álcool no sangue ou até mesmo no cabelo, sendo importante que haja esse indicação na requisição do exame.
Segundo a biomédica Priscila Aragão, o exame toxicológico visa identificar o consumo de determinadas substâncias psicoativas. “Ele é exigido para habilitação, renovação e mudanças de categorias C, D e E. O Conselho Nacional de Trânsito, reafirmou a exigência, da renovação desse exame para as habilitações e determinou o prazo até 28 de dezembro de 2023 para a renovação”, salientou.
Como é feito
Para fazer o exame toxicológico não é necessário qualquer tipo de preparo, sendo apenas necessário que a pessoa se dirija para o laboratório que realiza esse tipo de exame para que o material seja coletado e enviado para análise. As técnicas de detecção variam entre os laboratórios e material analisado, no entanto todos os métodos são seguros e não há chance de resultados falso positivos. Quando o exame detecta a presença de drogas, o teste é feito novamente para confirmar o resultado.
Dependendo do material coletado, é possível obter diferentes informações, como por exemplo:
- Sangue: permite a detecção do consumo de drogas nas últimas 24 horas;
- Urina: detecção do consumo de substâncias tóxicas nos últimos 10 dias;
- Suor: identifica se houve uso de drogas no último mês;
- Cabelo: permite a identificação do consumo de drogas nos últimos 90 dias;
- Pelos: detecta o uso de drogas nos últimos 6 meses.
Priscila Aração informou ainda que, a partir de janeiro, os exames que não tiverem dentro da validade poderá gerar multa. “Se você ainda não fez ou está precisando fazer o seu exame, nos procure. Nós do Anácli, temos uma unidade exclusiva para toxicológico, localizado no conjunto Jomafa, Rua do Detran A, 30A”, indicou.
Fiquem atentos aos prazos!