Sustentabilidade vai muito além de proteger o meio ambiente. Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados na natureza.
A Anacli separou cinco atitudes que você pode adquirir para ajudar a preservar o meio ambiente.
Comece trocando as lâmpadas por modelos eficientes, em seguida, preste atenção para não deixar luzes acesas em cômodos que não estão sendo utilizados e desligue o computador durante a noite. Nas tarefas domésticas, busque ser mais eficiente, por exemplo, esperando acumular roupas o suficiente para encher uma máquina antes de lavá-las.
Ao usar papel para anotações, certifique-se de usá-lo por completo antes de reciclar. Evite impressões desnecessárias: ingressos (quando há a opção de e-ticket), extratos de banco, via da compra no cartão, contas que podem ser pagas online. E, na hora de dar presentes, experimente reutilizar papéis antigos ou buscar novas formas criativas de embrulhá-los.
Para reduzir os danos causados ??pelo consumo do plástico e reverter o cenário de poluição do solo e da água, é importante adotar algumas medidas. Devemos substituir as embalagens plásticas descartáveis ??por opções de papel, evite os plásticos de uso único, tais como os canudinhos das bebidas. Também é importante ter sua própria garrafinha para quando precisar tomar água.
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Por isso, é muito importante fazer a reciclagem do lixo, pois reduz o impacto sobre o meio ambiente, além de diminuir as retiradas de matéria-prima da natureza, gerando economia de água e energia e reduzuindo a disposição inadequada do lixo.
Com algumas medidas simples podemos contribuir e proteger o planeta sem sair de casa.
Tenha uma lixeira apenas para os produtos recicláveis, assim, fica mais fácil organizar na hora de levar para a coleta seletiva do prédio ou em postos de entrega voluntária.
Para ajudar nessa missão, o Anacli dá dicas de como descartar o lixo em casa de forma correta. Confira!
Orgânicos x Recicláveis
Cerca de 50% dos resíduos que produzimos em casa são orgânicos. Podemos ter uma composteira ou então contratar o serviço de coleta em domicílio. A compostagem é um sistema prático, compacto, higiênico e amigo do meio ambiente, onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de alta qualidade.
Óleo de cozinha
O óleo de cozinha usado é uma substância altamente poluente, por isso, o ideal é depositar o óleo em um recipiente (pode ser um pote de viro grande ou até uma garrafa PET, e depois levar o óleo usado até um PEV (Ponto de Entrega Voluntária).
Rejeitos
Devemos colocar os rejeitos (como são chamados os resíduos que não pode ser reaproveitados), como absorventes, fraldas, fitas adesivas, etiquetas, papel higiênico e papel engordurado em caixas de papelão, separados da lixeira doméstica.
Resíduos especiais, coleta especial
Alguns itens precisam de descarte ambientalmente adequado. São eles: pilhas e baterias (que contêm cádmio, chumbo, mercúrio, manganês, cobre, níquel, lítio, cromo e zinco), além de medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal, uma vez que estes contêm micropoluentes. Objetos perfurocortantes também devem ter o descarte adequado pelo risco de contaminação ou de cortes.
Aproveita e já compartilha esse post com mais pessoas para que a conscientização seja espalhada cada vez mais!
#laboratoriodeanalisesclinicas #sustentabilidade #meioambiente