Novembro é um mês de conscientização para os homens. Para enfrentar o câncer de próstata todos eles precisam de coragem e força de vontade em busca da prevenção, diagnóstico precoce e/ou tratamento da doença. Homem de atitude também tem coragem de se cuidar, nada de preconceito, medo ou vergonha.
O Ministério da Saúde informa que o câncer de próstata na fase inicial pode não apresentar sinais ou sintomas. Porém, quando ele se manifesta as reações mais comuns são: dificuldade na hora de urinar, demora quando começa ou ao terminar de urinar, sinais de sangue na urina, diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes que o costume de dia e à noite.
Prevenção e tratamento para a doença
Histórico familiar de câncer de próstata e obesidade são os fatores de risco do câncer de próstata. Os homens negros têm a maior incidência deste tipo da doença. Embora o paciente geralmente não sinta os sinais e sintomas, a única forma que garante a cura deste tipo de câncer é o diagnóstico precoce.
Daí a necessidade de se procurar um médico, a prevenção é um ato de amor a si mesmo e pode salvar a sua vida. É importante o homem cuidar da sua saúde mesmo que não tenha nenhum sintoma ou doença aparente.
Não pense duas vezes e dê ênfase aos seus exames de rotina!