Diabetes: entenda as diferenças entre os tipos 1 e 2

A diabetes é uma condição na qual os níveis de glicose no sangue podem estar muito elevados. Existem razões distintas para isso, essas diferentes origens, podem se desenvolver duas condições: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. Cada uma apresenta sintomas próprios, mas resultantes de uma realidade comum: níveis elevados de glicose sanguínea. Por essa razão, é importante entender as diferenças de ambas para cuidar adequadamente da doença.

Diabetes tipo 1
Na diabetes tipo 1, existe uma condição do organismo da pessoa, por vezes de origem genética, que não está relacionada com a alimentação ou com os hábitos de vida. Trata-se de um comportamento do próprio sistema imunológico (o sistema de defesa do organismo), o qual agride as células do pâncreas que produzem insulina.

Esse hormônio coordena os mecanismos que retiram a glicose do sangue, de forma que impedir sua produção regular eleva a glicemia. Aos poucos, sem insulina, o corpo não consegue mais metabolizar a glicose para as células. Desse modo, o açúcar passa a se concentrar na corrente sanguínea.

A diabetes do tipo 1 costuma ser diagnosticada principalmente em crianças e jovens, mesmo que adotem hábitos de vida saudáveis. Adultos também podem apresentar essa condição, mas é menos usual.

Os sintomas mais comuns na diabetes tipo 1 são:

Diabetes tipo 2
A diabetes do tipo 2, por sua vez, resulta de uma resistência do corpo à ação da insulina. Então, o hormônio é produzido, mas não consegue atuar regularmente porque o organismo já não responde às suas investidas, como se tivesse perdido a sensibilidade à sua ação.

Essa condição se desenvolve a partir da manutenção de hábitos alimentares inadequados e desregrados, além do sedentarismo. Por isso se relaciona tão de perto com a obesidade, isto é, pessoas obesas acabam por desenvolver esse tipo de diabetes.

Em razão da baixa resposta à insulina, o pâncreas se esforça para aumentar a quantidade do hormônio e, assim, reduzir a glicemia. Embora a diabetes do tipo 2 seja mais comum em pessoas adultas que adotam hábitos de alimentação irregular e comportamento sedentário, já é observada também em crianças.

Os sintomas mais comuns na diabetes tipo 2 são:

Aqui, em nosso laboratório, você pode fazer seus exames de prevenção com a qualidade que você merece. Conte com a gente!

#saude #bemestar #exameslaboratoriais #exameslaboratoriaisclínicos #laboratorioanalisesclinicas #anacli

Referência: https://blog.winsocial.com.br, https://www.canetadasaude.com.br

Atendimento

Localização

Anacli Laboratorial

Anacli Toxicológico